quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ARTIGO: Do telhado à passarela

» Do telhado à passarela

Dia desses, a ação de marketing de uma indústria de aquecimento solar me chamou a atenção. Durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), o desfile da coleção de inverno da estilista Gloria Coelho, realizado no dia 20 de janeiro, no Shopping Iguatemi, a passarela foi formada por 120 coletores solares da marca Transsen. O que me interessou foi a percepção da empresa ao notar a existência de um elemento básico de afinidade entre o mundo da moda e a indústria de aquecimento solar: a inovação. Os dois buscam a novidade, o desenvolvimento de um novo processo, produtos ou serviços em resposta antecipada a necessidades e expectativas do cliente. Esse elo, por si só, justifica a parceria entre a Transsen – maior indústria de aquecimento solar da América Latina – e uma das maiores estilistas brasileiras.
Mas há ainda outras razões, que vão além da visibilidade e exposição da marca Transsen no maior e mais importante evento de moda da América do Sul. Estou falando da disseminação de atitudes responsáveis, de conscientização e sensibilização, de trazer a sustentabilidade para o dia-a-dia da vida das pessoas. A participação no SPFW é mais uma das ações de uma empresa que traz a sustentabilidade em seu DNA. Não bastasse o produto da Transsen ser ecologicamente correto – produz calor a partir de uma energia limpa e renovável –, é feito com materiais totalmente recicláveis. Na gestão econômico-financeira, tornou-se líder do segmento solar na América Latina, estendendo sua atividade para Argentina, Chile e Peru. Agora, engata negociações para chegar em breve à África do Sul e a países da Europa. No campo social, executa vários projetos próprios, como o Calor Solidário (doação de aquecedores para entidades beneficentes), Transsen Solidária (arrecadação de alimentos, produtos e limpeza e higiene para distribuição em entidades assistenciais) e Consumo Consciente (educação ambiental), além de ser a principal mantenedora do Instituto Susana Cintra, escola que oferece gratuitamente educação regular e extracurricular a mais de 50 crianças de famílias de baixa renda.
Esse cuidado com o triple botton line (ser economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa) é uma das explicações de a Transsen ser líder de mercado e a atual tricampeã do Ranking Conceito e Imagem, o mais importante reconhecimento conferido no Brasil a empresas relacionadas à construção civil. A Transsen dá um belo exemplo de que sustentabilidade não tem tempo, lugar ou classe social, está em toda parte, desde o telhado até a passarela.

Marcelo Teixeira 
Site Relacionado: jornalista especializado em Gestão Ambiental

Fonte: Site da APP RIBEIRÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário