domingo, 18 de outubro de 2009

mkt

» O valor social do mobile marketing

Há tempos ganha força entre os profissionais de marketing a idéia de que o marketing pode fazer mais pela sociedade do que estimular a economia de mercado – pode realmente estabelecer estratégias de posicionamento e atuação corporativos que façam a diferença.
Tenho pensado muito sobre a contribuição que nós, empresas e profissionais dessa área, podemos oferecer à sociedade, inclusive ao gerar uma contribuição na distribuição de renda.
Hoje pagamos com nosso tempo para assistir às programações que nos interessam na grade disponível das emissoras. Este nosso tempo é oferecido nos intervalos comerciais, que mais do que nunca estão exagerados e consomem um tempo bastante precioso de nosso dia – e o pior, muitas vezes sem a menor assertividade, pois não estamos propensos àquela compra. É a velha máxima de alcançar uma formiga com uma bazuca.
Pois bem: o que o mobile marketing tem a ver com tudo isto?
Aparentemente, nada. Mas quando olhamos mais profundamente, percebemos que, diferentemente de qualquer outro lugar no mundo, temos uma base de pessoas que têm celulares porém não podem falar devido ao alto custo dos minutos pré-pagos. Estamos falando de 154 milhões de celulares, densidade de 80 aparelhos para cada 100 pessoas, sendo que destes 81% operam na modalidade pré-paga. E é aí que entra a utilidade do mobile marketing.
Está nascendo uma oportunidade única: poder usar o mobile marketing ou mobile advertisement para proporcionar benefícios realmente vantajosos a quem mais precisa, em troca de audiência qualificada e mensurável. Isto pode se traduzir numa idéia que acredito ser revolucionaria não só para o mobile, mais para a mídia em geral no médio longo prazo.
Embora as operadoras não mencionem qual o exato percentual das pessoas que têm celulares pré-pagos e apenas recebem ligações, sabemos que trata-se de um número alto e perturbador para as companhias – imagine então para quem precisa ligar e não tem créditos para tal.
Oferecer minutos em troca de audiência é a fórmula em que venho apostando; uma troca justa em que as partes entregam uma à outra aquilo que desejam. “Veja os comerciais e ofertas da empresa xis e ganhe minutos no seu celular”. Esta poderá ser a máxima do mobile advertisement, para os próximos anos.
Ainda precisaremos de algum tempo para que esta realidade se viabilize, uma vez que a grande maioria dos aparelhos celulares, especialmente falando de pré-pagos, são modelos que não suportariam uma mensagem mais pesada, apenas SMS dos anunciantes no curto prazo. Foi com este pensamento que lançamos a Minucom e estamos buscando tornar esta realidade possível o quanto antes, pois as pessoas querem e precisam FALAR.

Leandro Capozzielli - presidente da Orange Soluções Integradas e da Minucom Mobile Solutions
Site Relacionado: www.minucom.com.br
 
 - Só pra esclarecer, algumas dúvidas que surgiram e me foram enviadas por e-mail,  as postagem do blog serão semanalmente, podendo haver 01 ou mais postagens, caso haja algum artigo ou matéria importante posto imediatamente saindo fora do semanalmente. Sucesso e avante publicitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário