terça-feira, 11 de maio de 2010

PRA VOCÊS QUE SÃO DESIGNER E FOTÓGRAFOS

                                                                                                  retirado de: http://tinyurl.com/ydx8s35

Vida de designer e fotógrafo não é fácil, mas acho que essas mentiras um pouco adaptadas servem para outras profissões também.

1) “Faça esse trabalho barato (ou de graça) e no próximo pagaremos melhor”
Nenhum profissional que se preze daria seu trabalho de mãos beijadas na esperança de cobrar mais caro mais tarde. Você consegue imaginar o que um advogado diria se você dissesse “me defenda de graça dessa vez que na próxima vez que eu precisar de um advogado eu te chamo e pago melhor”. Ele com certeza riria da sua cara.

2) “Nós nunca pagamos 1 centavo antes de ver o produto final”
Essa é uma pegadinha. A partir do momento que você foi contratado para fazer o trabalho você DEVE pedir uma entrada. O motivo é simples, você está trabalhando desde o momento que se dispõe a fazer a reunião de briefing. Talvez um cliente mais inexperiente queira pagar após ver alguns esboços. Cabe a você aceitar ou não.

3) “Esse trabalho será ótimo para seu portfolio! Depois desse você vai conseguir muitos outros”
Essa é uma das mais típicas. E costuma fazer vítimas principalmente entre jovens que ainda estão estudando. Para não cair nessa, basta pensar “quanto o seu cliente vai faturar com o seu trabalho?”. Além disso, não esqueça que, mesmo que ele indique seu trabalho para outras empresas, com certeza ele dirá quanto custou (ou se foi de graça) e imagine o que os próximos irão querer?

4) Olhando para seus estudos e rascunhos: “Veja, não temos muita certeza se queremos seu trabalho. Deixe esses estudos comigo e vou falar com meu sócio/investidor/mulher, etc e depois te dou uma resposta”
Não dou 5 minutos para ele ligar para outros designers com seus estudos e conceitos criados na mão barganhando melhores preços. Quando você ligar de novo ele dirá que seu trabalho está muito acima do mercado, blá blá blá, e que Fulano Designer vai fazer o trabalho. Mas como eles conseguiram outro designer mais barato? Lógico, você já passou o conceito todo criado! Economizou horas para o designer que vai pegar o trabalho. Então, enquanto você não entrar em acordo com seu cliente NUNCA DEIXE NADA CRIATIVO no escritório dele!

5) “Veja, o job não foi cancelado, somente adiado. Deixe a conta aberta e continuaremos dentro de um mês ou dois”
Provavelmente não. Seria um erro você não faturar o que foi feito até o momento esperando que o trabalho continue depois. Ligue em dois meses e você verá que alguém estará trabalhando no job. E adivinhe! Eles nem ao menos sabem quem você é… e o dinheiro do início do trabalho, lógico, já era!

6) “CONTRATO?? Nós não precisamos assinar contratos! Não estamos entre amigos?”
Sim, estamos. Até que alguma coisa dê errada ou ocorra um mal-entendido, e você se transforme no meu maior inimigo e eu sou o seu “designer estúpido”, aí o contrato é essencial! Simples assim! Ao menos que você não ligue em não ser pago. Qualquer profissional usa um contrato para definir como será o trabalho e você deve fazê-lo também!

7) “Envie-me a conta depois que o material for pra gráfica”
Por que esperar por esse deadline irrelevante? Você é honesto, não? Por que você deveria ficar preso a esse deadline? Uma vez entregue o trabalho, fature! Essa desculpa possivelmente é uma tática para atrasar o pagamento. Assim o material vai pra gráfica, precisa de alterações intermináveis e, adivinhe, ele arranja outra pessoa pra fazer as alterações necessárias, o material vai pra gráfica e você nem fica sabendo!

8 ) “O último designer fez esse job por R$ XX “
Isso é irrelevante. Se o último designer era tão bom por que ele te chamou? E quanto o outro cobrava não significa nada pra você. Pessoas que cobram muito pouco pelo seu tempo acabam fadadas ao insucesso (por auto-destruição financeira). Faça um preço justo, ofereça no máximo 5% de desconto e não abra mão disso.

9) “Nosso orçamento para esse job é de XX reais”
Interessante, não? Um cara sai para comprar um carro e sabe exatamente quanto ele vai gastar antes mesmo de fazer uma pesquisa. Uma quantia de trabalho custa uma quantia de dinheiro. Se seu cliente tem menos dinheiro e ainda assim você quer pegar o trabalho, dedique menos horas a ele. Deixe isso bem claro ao seu cliente, que você dedicará menos tempo que o estimado para finalizar o trabalho porque ele não pode pagar por mais horas. A escolha é sua.

10) “Estamos com problemas financeiros. Passe o trabalho para nós e, quando estivermos em melhor situação, te pagamos.”
Claro, mas pode contar que, quando o dinheiro chegar, você estará bem lá no final da lista de pagamentos. Se alguém chega ao ponto de admitir que está com problemas financeiros então provavelmente o problema é bem maior do que parece. Além disso, você por acaso é um banco para fazer empréstimos? Se você quer arriscar, pelo menos peça dinheiro adicional pelo tempo de espera. Um banco faz isso, não faz? Por que provavelmente esse é o motivo deles quererem atrasar seu pagamento, ter 6 meses de dinheiro “emprestado” sem ter que pagar juros, o que não aconteceria se ele tivesse que emprestar do banco. Não jogue dinheiro fora!

Bom, o motivo de tudo isso não é deixar você paranóico ou coisa do tipo, mas sim injetar um pouco de realidade no mundo de fantasia da maioria dos designers. Você certamente vai tratar com pessoas muito diferentes de você. As motivações e atitudes certamente são diferentes. Eu infelizmente vejo, muitas vezes, exemplos de pessoas envolvidas em situações com a mais nobre das intenções e acabam literalmente se dando mal. Porque a maioria dos designers enxergam os trabalhos como uma oportunidade de fazer aquilo que mais gostam com dedicação, simplesmente porque amam o que fazem! A outra parte não tem a negociação tão idealizada ou romantizada, muito pelo contrário.

Como lidar com todas essas coisas e ainda assim fazer um trabalho criativo? Boa pergunta! É por isso que ir atrás da informação é importante. Você aprende a trabalhar com todas as técnicas do design, mas não aprende a arte da negociação. Muitos designers ignoram este aprendizado, o que é um grande erro. Sugiro que o mínimo seja incorporado assim certamente você não sentirá seu trabalho como uma grande perda de tempo e dinheiro!






Fonte: texto original em inglês Painter Creativity


Tradução: Debora Behar

domingo, 4 de abril de 2010

Entenda o que é e para que serve -SCM

Gestão de cadeias de suprimentos ou SCM-Suply Chain Management

O SCM -tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida,atualizada sobretudo ,holistica da administração de materiais tradicional.
A gestão de cadeias pressupõe,fundamentalmente,que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos(tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem.
E também introduz uma importante mudança no paradigma competitivo ,na medida em que considera que a competição no mercado ocorre ,de fato , no nível das cadeias produtivas e não apenas no nivel das unidades de negócios(isoladas),como estabelece o tradicional trabalho de POTTER. Essa mudança resulta num modelo competitivo baseado no fundamento de que atualmente a competição se dá,realmente,entre ''virtuais unidades de negócios'',ou seja ,entre cadeias produtivas.As mais efetivas praticas na SCM visam obter ''virtual unidade de negocio '',providenciando assim muitos beneficios da tradicional integração vertical,sem as comuns desvantagens em termos de custo e perda de flexibilidade inerentes a mesma.


- Saiba mais sobre SCM aqui no blog esta semana acompanhem...



fonte-Professor Silvio Pires

quarta-feira, 31 de março de 2010

Peço desculpas pela demora nas postagens este feriado tudo estara normalizado!

Continuem lendo e seguindo!

terça-feira, 16 de março de 2010

Comunicação Intregada

Comunicação Integrada o que é?Entenda:

Consiste no conjunto articulado de esforços,ações,estratégias e produtos de comunicação,planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade,com o objetivo de agregar valor a sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou a sociedade como um todo.
Tradicionalmente ,a Comunicação Empresarial tem sido trabalhada como a somatória de atividades realizadas independentemente por departamentos ,divisões ou acessórias que,necessariamente ,não se articulam ,ou seja ,não há uma unidade,tendo em vista objetivos,valores e uma missão comum.
A Comunicação Intregada,praticada com competência ,subverte esta situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados,porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona. Ela pressupõe não apenas um diálogo produtivo ,mas um planejamento conjunto. O processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade que não as vinculadas especificame a comunicação marketing, deve ser compartilhado, ainda que haja um chefe, um superintendente ou diretor geral a que todos reportam.
Os feudos estão com os dias contados,ainda que devam resistir,bravamente,a esta nova postura,que retira poder e distribui responsabilidades.
A utilização das novas tecnologias ,a presença na web,as formas múltiplas de relacionamentos com os públicos (SAC,Marketing de Relacionamento,CRM,Webmarketing etc)devem integrar este composto maior de Comunicação,porque a experiencia revela que,quando todos gritam juntos,o som fica mais forte e ,sobretudo,que,quando todos combinam e ensaiam o grito,ninguém desafina.

Fonte-desconhecida

terça-feira, 9 de março de 2010

Carreiras do futuro

5 carreiras do futuro mais precisamente 2020.
Comunicação é citada em mais de uma como marketing também.

  • Gerente de ecorrelações-Serão profissionais de áreas como direito,engenharia ambiental e relações públicas.Vão trabalhar com consunidores,grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.Cada vez mais necessário em um mercado em que as empresas precisam ter responsabilidade ambiental e nem sempre sabem como implementar políticas do gênero.
  • Chefe de inovação-é o responsavel por colocar a companhia sempre um passo á frente da concorrência.Trata-se de alguém com formação em marketing,relações humanas ou comunicação e que entende de novas tecnologias.Seu papel é transitar por diferentes áreas da organização para pesquisar ,projetar e aplicar inovações.
  • Gerente de comércio digital-Cuida do desenvolvimento e da implementação de estratégias para vender produtos e serviços na web.Deve entender de marketing,tecnologia da informação e comunicação. Vai se tornar mais valorizado á medida que lojas físicas começarem a entrar em extinção.
  • Conselheiro de aposentadoria-Ajuda a planejar o período pós-carreira,organizando também as finanças do aposentado.Sua formação pode ser em contabilidade recursos humanos e áreas ligadas a consultoria de carreiras.Com a tendência de envelhecimento da população e as aposentadorias cada vez mais instáveis,ele será o guia profissional e financeiro para a terceira idade.
  • Coordenador de educação-Vai ajudar o funcionário a alcançar niveis avançados nas áreas em que é especializado.Precisa entender de educação psicologia e conhecer bem a empresa.A nova carreira segue a linha de valorização da pessoa e não apenas do profissional ,tendência que, nos últimos anos ,provou ser mais lucrativa.

fonte-Revista Galileu

quarta-feira, 3 de março de 2010

Marketing de Gerrilha

Uma estratégia tão simples,mas que pode ajudar muito.
Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no livro Guerrilha Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”.
Mas na sociedade atual com a comunicação isto mudou ,grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
Hoje o marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque.
Exemplos nas imagens abaixo a campanha do Hopi Hari advertindo para andar na Montanha-russa. E a campanha feita no ponto de onibus para divulgar o site de black music Real Hip Hop.
Exemplos muito bem elaborados e brasileiros, impossível passar despercebidos aos olhos.



Fonte-wikkipedia

segunda-feira, 1 de março de 2010

FRANCA/SP

Empresas incubadas em Franca superam expectativas em 2009

As metas propostas para dezembro de 2009 foram alcançadas e superadas antes do prazo

Da Agência Sebrae de Notícias
Os empreendedores abrigados na Incubadora de Empresas de Franca, no interior paulista, estão comemorando o bom desempenho e os resultados de 2009. As metas propostas pelo Sebrae/SP, parceiro do projeto, além de serem alcançadas, também foram superadas nos doze meses do ano passado.

Inicialmente esperava-se atingir o faturamento de R$ 500 mil no ano, com a contratação de 50 funcionários, mas o faturamento em 2009 foi de R$ 1,832 milhão, 267% maior que a expectativa inicial, com a geração de 112 empregos, número 124% maior.

A quantidade de empresas assistidas também aumentou. Em dezembro de 2008 eram seis empresas na Incubadora de Franca e o objetivo era chegar a dezembro de 2010 com 12 empresas. A meta, no entanto. foi superada e ultrapassada um ano antes. Em dezembro de 2009 a Incubadora já assistia 20 empresas, sendo 12 na modalidade residente e oito na modalidade não-residente.

De acordo com o analista do Sebrae/SP em Franca, Gilson Roberto Carbinatto, os dados representam um grande aumento nos resultados e retratam a razão de ser da Incubadora de Empresas de Franca. “Com estes números a incubadora começa a se justificar, ou seja, cumpre sua missão e sua função, que é oferecer um espaço adequado para as empresas, com informações sobre planejamento, gestão, tecnologia e produção para os empresários, que em função das capacitações oferecidas pelo projeto aumentaram suas vendas e geraram postos de trabalho no município, justificando assim, o apoio oferecido pelo Sebrae/SP, Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF) e prefeitura".

A Incubadora de Empresas de Franca foi instalada em maio de 2000, mas desde janeiro de 2009 tem como gestora a ACIF. A Incubadora atende empreendedores e empresas em três tipos de incubação: empresas residentes, empresas não-residentes e pré-residentes.

Empresas residentes: essa modalidade contempla empreendedores para criação ou consolidação de novos negócios e são alocados nos espaços físicos disponibilizados pelo projeto, objetivando o desenvolvimento de um produto ou linhas de produtos ou serviços com apoio da incubadora.

Empresas não residentes: são empresas já constituídas, que não precisam ocupar o espaço físico da Incubadora, mas, mesmo assim, contam com todos os benefícios do projeto, para também crescerem e se desenvolverem.

Pré-residentes: A pré-residência consiste no aperfeiçoamento de projetos de empresas ou de pessoas físicas durante um período de seis meses; ao passarem para a residência, os proponentes devem formalizar o negócio.

Metas para 2010

Já que todas as metas foram batidas antes do prazo final estabelecido, para 2010 a Incubadora de Empresas de Franca já possui novos desafios: faturar R$ 4,92 milhões e gerar 200 empregos diretos até dezembro deste ano.

Para o gerente da Incubadora de Empresas de Franca, Nílcio Cairbar de Souza Freitas, a instituição entra em um novo ciclo com excelentes perspectivas. “Após um período dedicado à reestruturação do projeto, vivenciamos agora o período de consolidação dele, que consiste em assistir as empresas participantes de acordo com as necessidades diagnosticadas, um trabalho com certeza mais efetivo e significante para todos nós”.